Integral, Pães, Salgados, Vegetariano

Pão integral multigrãos (vegano)

Eu gosto muito de pão integral, mas eu tenho um problema com os pães integrais de pacote industrializados, tem um gosto neles que não me agrada, mas eu nunca soube dizer o que é, talvez seja o conservante. Por isso sempre preferi fazer em casa, o sabor é bem melhor, inclusive já ensinei aqui no blog uma versão de pão integral com batata doce, fica muito gostoso e fofinho.

O pão que estou ensinando hoje é vegano, porque não leva nada de origem animal, e eu acho isso incrível, pois para fazer um pão gostoso nem sempre precisamos usar ovo ou leite. Chamo esse pão de integral porque leva farinha integral, mas como também vai farinha branca não chega a ser 100%.

É um pão bem completo, você come uma fatia e se sente bem satisfeito por causa das sementes que tem poder de saciedade. E o mais legal desse pão é que você pode fazer algumas substituições, como trocar as sementes por outras de sua preferencia, pode adicionar cenoura ralada, uvas passas, castanhas…

Esse é um pão mais úmido que os normais, então se você não vai consumir todo ele em 2 ou 3 dias, sugiro conservá-lo na geladeira, porque a validade é menor, além de não ter conservantes.

Ingredientes do pão:

1 e 1/2 xícara (chá) de água morna

2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biologico seco

2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo

4 colheres (sopa) de óleo de coco, girassol ou milho

2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

2 colheres (chá) de sal

1/2 xícara (chá) de aveia em flocos (eu prefiro os flocos inteiros)

2 colheres (sopa) linhaça dourada

2 colheres (sopa) linhaça escura

2 colheres (sopa) gergelim branco

2 colheres (sopa) de chia

3 colheres (sopa) pepitas de girassol

Para pincelar e decorar:

1 colher (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de karo, mel ou melado de cana

1 colher (sopa) de shoyu

1 colher (sopa) de água

Sementes a gosto para decorar

Modo de preparo:
  1. Comece misturando o fermento com o açúcar e a água na tigela da batedeira com o acessório de gancho, se não tiver misture em uma tigela grande.
  2. Acrescente o óleo, a farinha de trigo, a aveia e o sal. Ligue a batedeira, se estiver usando uma, e comece a bater em velocidade baixa, ou misture com uma colher firme.
  3. Quando começar a formar uma massa, aumente a velocidade para média, e bata por uns 3 a 5 minutos, até formar uma massa mais uniforme, lembrando que você pode fazer tudo isso na mão caso não tenha batedeira com o acessório de gancho.
  4. Adicione as sementes e bata mais um pouco até misturar bem. A massa deve ficar macia e grudar levemente nas mãos, isso faz com que o pão não fique seco. 
  5. Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela grande untada com óleo, cubra com um plástico para não ressecar e deixe crescer até dobrar de volume por aproximadamente 1 hora, em local quente. 
  6. Depois de crescer, coloque a massa em uma superfície enfarinhada, pressione com o dedos tirar o ar e enrole no formato do pão.
  7. Coloque em uma forma de pão untada com óleo e enfarinhada e deixe crescer novamente até dobrar de volume, por aproximadamente 40 minutos, em local quente. Sempre cubra a massa com um plástico para não ressecar. 
  8. Pré aqueça seu forno a 180ºC, enquanto isso prepare o pão para assar.
  9. Misture os ingredientes que citei acima e pincele sobre o pão com delicadeza para a massa não abaixar. 
  10. Salpique as sementes que preferir para decorar e leve para assar por aproximadamente 3o-40 minutos ou, até o pão ficar bem dourado. 
Dicas:
  1. Se no dia não estiver calor, você pode aquecer o forno por um 1 minuto, desligar e colocar a tigela com a massa dentro para crescer e quando esfriar repetir o processo, o importante é manter o forno sempre quentinho. Forre sempre a grande com um pano de prato.
  2. Se você tiver uma máquina de pão é só por todos os ingredientes na máquina, começando pelos líquidos e terminando com o fermento, depois é só bater seguindo as instruções da máquina.


 

 

Comentários

comentários