Integral, Salgados

Pão de batata doce, linhaça e gergelim

Eu não gosto muito do sabor dos pães integrais comprados, por isso sempre faço em casa, mas nunca faço só com farinha integral porque acho que fica um pouco pesado e não cresce bem. Digamos que os meus pães são semi integrais, já que eu sempre coloco um pouco de farinha de trigo branca.

Minha receita base é bem simples e não vai leite nem ovo, um dia passei ela no instagram e ainda coloco aqui para vocês verem como é fácil, e fica maravilhoso. Esse pão de batata doce é diferente porque vai leite e ovo, mas fica tão bom quanto.

Eu costumo fazer meus pães na máquina de pão, tenho uma da Britânia há anos e gosto muito do resultado, além de facilitar de não ter que sovar a massa.

pão batata doce

 

Ingredientes:

1 ovo grande

1 e 1/4 xícara (chá) de leite morno

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (chá) rasas de sal

2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco

1 xícara (chá) de batata doce cozida e amassada (amasse ainda quente e use morna)

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca

1 xícara (chá) de farelo de aveia

2 colheres (sopa) de linhaça ou chia

2 colheres (sopa) de gergelim

1 gema para pincelar

Gergelim e linhaça para decorar

Modo de preparo:

1. Comece misturando o fermento, com açúcar e leite até dissolver.

2. Acrescente a batata doce, a manteiga, o ovo e misture.

3. Adicione as farinhas, o farelo de aveia, o sal, a linhaça, o gergelim e sove a massa por alguns minutos até que esteja macia e levemente grudando nas mãos.

4. Forme uma bola com a massa e deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora em local quente em uma tigela grande untada com óleo e coberta com um plástico para não ressecar.

5. Coloque a massa e uma superficie enfarinhada e enrole no formato do pão.

6. Coloque em uma forma de pão untada e enfarinhada e deixe crescer novamente até dobrar de volume, por aproximadamente 30 minutos em local quente. Sempre cubra a massa com um plástico para não ressecar.

7. Pré aqueça seu forno em 200 graus por 10 minutos, enquanto isso prepare o pão para assar, pincelando a gema levemente batida com algumas gotinhas de água para ficar mais fluida.

8. Salpique linhaça e gergelim para decorar e leve para assar por aproximadamente 3o minutos ou até o pão dourar.

Dica:

1. Se houver necessidade acrescente mais um pouquinho de farinha integral, mas o certo é a massa ficar levemente grudenta, o que garante que o pão vai ficar mais macio.

2. Se no dia não estiver calor, você pode aquecer o forno por um 1 minuto, desligar e colocar a tigela com a massa dentro para crescer.

3. Se você tiver uma máquina de pão é só por todos os ingredientes na máquina, começando pelos líquidos e terminando com o fermento, depois é só bater seguindo as instruções da máquina.

pão batata doce

Comentários

comentários