Brigadeiro, Doces

Surpresa de uva

O surpresa de uva é um docinho muito especial, eu provei pela primeira vez há uns anos atrás, em uma festa de casamento e fiquei encantada. Não sabia explicar como era feito, só sabia que era um docinho com uma uva verde sem semente dentro, que tinha um gostinho maravilhoso e que de repente, tornou-se o doce preferido de todo mundo na festa.

Até que um dia descobri que o que o nome da uva sem semente era thompson e o que ia em volta dela era brigadeiro branco tingido com corante verde. Depois disso, tinha docinho de uva em casa toda semana, até a gente enjoar, hehehe! Mas nunca imaginei que um docinho de casamento seria tão fácil de fazer.

No original não vai leite em pó no brigadeiro branco, mas hoje em dia eu coloco porque fica mais gostoso ainda, e como o leite em pó já tem gordura, eu não coloco manteiga. Mas se você quiser fazer o brigadeiro branco tradicional, basta acrescentar uma colher de sopa de manteiga para cada lata de leite condensado.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado

6 colheres (sopa) de leite ninho

1 pitada de sal

Algumas gotas de corante em gel verde folha

1 bandeja de uva thompson (sem sementes)

Modo de preparo:
  1. Coloque o leite condensado, o leite ninho, a pitada de sal e algumas gotas do corante (não coloque muito para não ficar artificial) em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
  2. Coloque em um prato untado com manteiga, cubra com plástico filme em contato com o doce e deixe esfriar, depois leve à geladeira por no mínimo 30 minutos antes de enrolar.
  3. Lave as uvas, retire-as do cacho delicadamente e coloque-as sobre papel toalha para secar bem, de preferência faça isso algumas horas antes para garantir que estarão bem sequinhas.
  4. Unte as mãos com manteiga, pegue uma porção de brigadeiro, envolva na uva e enrole delicadamente até que fiquei o mais redondo possível. 
  5. Passe no açúcar refinado e coloque em forminhas de sua preferência. 

 

 

Comentários

comentários