Salgados, Tortas

Empadão de frango com catupiry

Seria o empadão uma das melhores comidas desse mundo? Para mim sim, mas não podemos esquecer da coxinha que eu já ensinei aqui no blog também, inclusive tem até vídeo!

Normalmente eu posto receitas de doces aqui no blog, mas isso não quer dizer que eu não ame os salgados! Na verdade eu amo tanto quanto os doces, a diferença é que muitas vezes os doces são mais fotogênicos.

Já fiz empadão muitas vezes nessa vida, testei muitas receitas e nem sempre deram certo, mas a torcida é sempre grande. Minha mãe gosta de colocar gordura vegetal misturada com margarina na massa, mas eu ainda prefiro só com manteiga, porque o sabor é melhor, e no recheio ela gosta de misturar molho branco para ficar mais cremoso. Muitas pessoas gostam de fazer a massa com banha de porco, eu já fiz, mas continuo preferindo a manteiga, porque o gosto da banha é mais acentuado.

A receita que vou ensinar hoje é muito boa, a massa se desmancha no boca. Já faço ela há algum tempo, mas tentei simplificar de modo que todos consigam reproduzir em casa, e garanto que vocês vão conseguir!

Tempo de preparo: 120 minutos
Rendimento: 10 porções
Validade: 4 dias na geladeira ou 2 meses congelado
Ingredientes para a massa:

250 gramas de manteiga em temperatura ambiente

2 gemas

1 colher (chá) de sal

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/3 xícara (chá) de água gelada (pode ser que não use tudo)

Ingredientes para o recheio:

1 kg de peito de frango sem pele e osso

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

4 tomates pelados ou tomates bem maduros cortado em cubos

1/2 xícara (chá) de molho de tomate pronto

1 colher (sopa) de colorau

Sal e pimenta do reino a gosto

Cheiro verde a gosto

500 gramas de requeijão cremoso para rechear

Modo de preparo do recheio:

Eu começo pelo recheio porque demora mais que a massa, assim, enquanto ele vai esfriando eu faço a massa.

  1. Coloque o peito de frango limpo em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 30 minutos, a partir do momento que pegar pressão. Não esqueça de abaixar o fogo.
  2. Depois que estiver cozido, escorra a água da panela, feche a tampa novamente e chacoalhe a panela por um minuto, mais ou menos, assim o frango já vai sair desfiado. Reserve enquanto pica o restante dos ingredientes.
  3. Coloque um fio de oleo generoso na panela e refogue o alho até que comece a dourar, acrescente a cebola e refogue até murchar.
  4. Adicione o frango desfiado, os tomates, colorau, o molho de tomate e refogue por alguns minutos.
  5. Tempere com sal e pimenta a gosto e por ultimo, salsinha e cebolinha.
  6. Tampe a panela e reserve.
Modo de preparo da massa e montagem do empadão:

O segredo da massa do empadão é não amassar muito, apenas o suficiente para misturar tudo. Quanto mais amassar, mais chance tem do glúten se desenvolver e a massa ficar elástica, isso dificulta na hora de forrar a forma e não fica muito depois de assada.

  1. Coloque a farinha peneirada com o sal em uma tigela grande, adicione a manteiga em temperatura ambiente, as gemas e um pouco da água.
  2. Misture com uma mão e se sentir que está seca adicione mais água.
  3. Quando todos os ingredientes estiverem unidos, forme uma bola de massa, coloque em um saco plástico e leve para a geladeira para descansar por 30 minutos.
  4. Para forrar a forma você vai precisar de aproximadamente 2/3 da quantidade de massa.
  5. Abra com a ajuda de dois plásticos para não grudar no rolo ou em uma bancada enfarinhada, com espessura de mais ou menos meio centímetro. 
  6. Forre o fundo e as laterais da forma com a massa, e ajeite com os dedos. O excesso de borda você vai tirar na hora de fechar a torta. Usei uma forma de fundo removível, de 23 cm de diâmetro por 5 cm de altura. 
  7. Espalhe metade do recheio, e sobre ele espalhe o requeijão cremoso, depois cubra com a outra metade do recheio, dessa forma o requeijão fica no meio certinho.
  8. Abra a outra parte da massa e cubra o empadão, pressione o dedo nas laterais para cortar o excesso de massa.
  9. Decore a gosto com as sobras de massa. 
  10. Pincele uma gema de ovo levemente batida e leve para assar por aproximadamente 1 hora em forno preaquecido a 180 graus. 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários