Brigadeiro, Chocolate, Doces

Bombom de caramelo e morango

Eu já ensinei uma versão de bombom de morango aqui no blog, mas eu não consigo parar quieta e sempre tenho que inventar, foi aí que tive a mirabolante ideia (ou será que alguém já pensou nisso também?), de substituir o brigadeiro branco pelo de caramelo.

Porque agora não basta ser só bombom de morango, tem que ser com brigadeiro de caramelo para ficar mais difícil de resistir, não é mesmo?

Bombom de morango e caramelo

Ingredientes do brigadeiro de caramelo:

2 colheres (sopa) cheias de manteiga (50g)

7 colheres (sopa) de açúcar (90 g)

2 latas de leite condensado

Para a montagem do bombom:

2 bandejas de morango

400 gramas de chocolate ao leite (picado ou em gotas)

Preparo:

1. Coloque a manteiga e o açúcar em um panela e derreta tudo em fogo baixo até o açúcar caramelizar. Não se assuste, a manteiga se separa do açúcar.

2. Adicione o leite condensado e misture. Neste momento o caramelo vai endurecer e empelotar, mas não se preocupe que aos poucos vai derretendo.

3. Mexa sem parar até que desprenda no fundo da panela. Não cozinhe mais que isso porque esse brigadeiro tende a ficar mais duro por causa do açúcar.

4. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar.

Como modelar e banhar o bombom:

1. Primeiro higienize os morangos e remova as folhas verdes com cuidado para não remover o cabinho, pois se tirar o cabinho o morango solta liquido e dificulta na hora de enrolar no brigadeiro.

Bombom de morango e caramelo

2. Unte levemente a mão com manteiga, pegue porções do brigadeiro e envolva em cada morango.

3. Coloque-os em um recipiente untado com manteiga para não grudar. É preciso enrolar todos antes de banhar no chocolate. Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de banhar.

Bombom de morango e caramelo

4. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas de 30 em 30 segundos em potência alta mexendo em cada intervalo.

Uma boa dica é sempre derreter em uma tigela de tamanho médio, mais funda, que facilita para mergulhar o bombom.

5. Nesta receita eu temperei o chocolate com a manteiga de cacau em pó Mycryo, da Callebaut e para isso é preciso um termômetro. O chocolate derretido deve estar entre 33-34°C (no caso do chocolate ao leite) para adicionar o Mycryo, caso esteja mais quente espere chegar nessa temperatura sozinho. O fabricante recomenda usar 1% da quantidade do chocolate, ou seja, estamos usando nesta receita 400 gramas de chocolate, então vamos usar 4 gramas de Mycryo. Misture bem até dissolver a manteiga de cacau e espere chegar em 29-30°C para banhar os bombons.

6. Eu já dei dicas de como temperar o chocolate com choque térmico na pedra de mármore, para aprender clique aqui ou aqui para a técnica de banho-maria invertido que eu ensinei no vídeo do Ovo de Páscoa recheado com Brigadeiro de Leite Ninho e Nutella.

7. Banhe os bombons com ajuda de um garfo próprio para banhar ou com um garfo normal, só não é tão prático, mas quebra um galho.

8. Coloque os bombons sobre papel manteiga para endurecer, mas caso queira decorar com confeitos essa é a hora, enquanto o chocolate ainda está mole.

9. A decoração rosa eu fiz com um pouquinho de chocolate branco derretido misturado com algumas gotinhas de corante rosa. Coloquei em um saquinho pequeno, cortei uma pontinha bem fininha e fiz fios em movimento de vai e vem em cima do bombom. Você pode fazer com qualquer chocolate que fica bonito.

Bombom de morango e caramelo

Bombom de morango e caramelo

Bombom de morango e caramelo

Comentários

comentários