Brigadeiro, Chocolate, Doces

Bomba de brigadeiro

Bomba, profiteroles, carolinas ou éclair? Não importa, todos são iguais, só muda o formato.

Eu sempre gostei muito de bomba, dessas que vendem em confeitarias mais simples, o único problema é que normalmente são banhadas no chocolate fracionado e eu acho um desperdício, porque é um doce tão gostoso.

Já fiz várias vezes em casa e garanto que não é tão difícil e vale muito a pena. Você não vai nem precisar temperar o chocolate, basta manter a bomba sempre na geladeira, porque geladinha é bem mais gostosa.

Massa – pâte a choux:
250 ml de água
110 g de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
140 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 ovos
Recheio de brigadeiro:
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cacau em pó
8 colheres (sopa) de creme de leite para finalizar
Para cobrir:
150 gramas de chocolate
Confeitos de chocolate
Modo de preparo da massa:
  1. Em uma panela coloque a água,  a manteiga, o sal e o açúcar.
  2. Quando ferver, retire do fogo e acrescente a farinha mexendo sem parar até que tudo se misture.
  3. Volte a panela para o fogo e cozinhe a massa até que ela vire uma bola compacta e brilhante, aproximadamente 2 minutos. 
  4. Coloque a massa na batedeira e bata por aproximadamente 2 minutos até diminuir um pouco a temperatura. Pode bater à mão também com um fouet.
  5. Continue batendo e acrescente os ovos, um a um, assim que o primeiro se misturar completamente na massa, coloque o próximo. A massa estará pronta quando estiver completamente homogênea. 
  6. coloque em um saco de confeitar com um bico redondo (ou apenas faça um corte no saco, caso não tenha um bico) e faça bolinhas, para formar as carolinas sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
  7. Asse em forno pré aquecido à 180 graus, por aproximadamente 40 minutos, ou até ficarem bem douradas. Retire do forno e faça um furinho com um bico pequeno ou uma faca, na base da bomba para que saia o vapor. Depois volte ao forno por mais 5 minutos para secar dentro.

Modo de preparo do recheio:
  1. Coloque todos ingredientes na panela, exceto o creme de leite e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até desprender do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar).
  2. Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.
  3. Coloque em uma tigela e cubra com plástico filme para não criar crosta.
  4. Espere esfriar e coloque em um saco de confeitar com um bico que facilite na hora de rechear. Não pode ser muito fino, senão o brigadeiro não passa.
  5. Recheie as bombas e passe no chocolate derretido, em seguida decore com os confeitos de chocolate.  

Mantenha na geladeira, fica mais gostosa geladinha!

 

 

Comentários

comentários