Doces, Integral, Vegetariano

Barrinha de cereal caseira

Eu sou do tipo de pessoa que gosta de comer muitas coisas saudáveis, mas meu pensamento está sempre nas gordices (bom se fosse só o pensamento).

Acredito que muitos de vocês já tenham lido e ouvido muitas histórias a respeito da barrinha de cereal industrializada, que não é tão saudável como pensamos, principalmente as que são banhadas no chocolate (pura gordura), mas mesmo assim eu adoro essas barrinhas compradas. O único problema é que na minha opinião, muitas vezes, falta aveia e sementes nessas barrinhas, tem mais flocos de arroz, que não tem tanta fibra para ajudar a saciar a fome. A minha ideia de fazer a barrinha em casa é para poder colocar tudo que eu mais gostaria que tivesse em uma barrinha comprada.

Mas aviso que mesmo sendo uma barrinha de cereal não quer fizer que não tenha calorias, porque vai vários ingredientes calóricos, mas também temos que pensar que a receita toda vai render em torno de 30 barrinhas, então você não vai comer tudo de uma vez. E tem também a vantagem de que não vai gordura e nem açúcar em excesso, o que torna uma opção mais saudável que as compradas, além de você saber tudo o que está comendo.

Recomendo que seja consumida no máximo duas por dia e que seja mantida sempre na geladeira por causa da banana que é fresca, mas não vai estragar se ficar um dia em temperatura ambiente, caso você leve para comer na rua ou trabalho. E se você achar que não vai consumir essas 30 barrinhas em 15 dias, que é o mais ou menos o tempo que ela dura, divida com alguém ou faça meia receita.

barrinha de cereal

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de mel

1/2 xícara (chá) de melado de cana

3 bananas amassadas

2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos

1 xícara (chá) de aveia em flocos grossos

2 xícaras de flocos de arroz

1 e 1/3 xícara (chá) de castanhas picadas (pode misturar as que você preferir)

1/2 xícara (chá) de ameixa seca picada

1/2 xícara (chá) de uva passa

1/2 xícara (chá) de damascos picados

1/2 xícara (chá) de pepitas de girassol (semente de girassol sem casca)

2 colheres (sopa) de chia

2 colheres (sopa) de linhaça ou gergelim

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno à 180 graus, coloque os flocos de arroz e a aveia em uma assadeira e asse para secar um pouco por uns 15 minutos, cuidando para não queimar. Isso deixa os flocos mais crocantes.

2. Em uma panela grande aqueça o mel com o melado em fogo médio e quando começar a ferver adicione as bananas amassadas.

3. Adicione todos os outros ingredientes e mexa até tudo se misturar e formar uma massa úmida. Desligue o fogo.

4. Coloque a massa em uma assadeira, de preferência antiaderente, untada com óleo de coco (se não tiver pode usar outro óleo).

5. Espalhe bem e alise a massa com as costas de uma colher para ficar o mais reto possível. Você também pode colocar um plástico em cima para alisar mais fácil, mas retire-o antes de assar.

6. Asse em forno pré-aquecido à 180 graus por mais ou menos 25 minutos ou até as laterais começarem a dourar.

barrinha de cereal

7. Corte as barrinhas ainda quentes e retire da forma quando esfriarem.

8. Mantenha em um pote fechado na geladeira.

Dica:

As frutas secas e as castanhas podem ser substituídas por outras de sua preferência, e podem ser colocadas à gosto.

barrinha de cereal

barrinha de cereal

barrinha de cereal

barrinha de cereal

 

Comentários

comentários