Como fazer pizza caseira

Essa é uma receita que eu faço há anos, mas nunca postei aqui no blog, apenas no Instagram, mas lá fica meio perdido e mais difícil compartilhar. Então como me pedem bastante a receita, resolvi registrá-la de vez por aqui, para ter um link compartilhável.

Por muito tempo eu usei essa massa apenas para fazer salgados assados e pães, até que um dia veio na minha cabeça a ideia de usar em uma pizza. Depois disso as minhas pizzas caseiras nunca mais foram as mesmas, hehehe!

O legal dessa massa é que é muito prática, principalmente porque não precisa amassar por muito tempo.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 2 pizzas grandes
Validade: 3 dias (congelada 2 meses)

Ingredientes:

250 ml de água morna
10 g de açúcar
5 g de fermento biológico seco
50 ml de óleo ou azeite de oliva
450 g de farinha de trigo
5 g de sal

Preparo:

Eu costumo bater a massa na batedeira, com o acessório de gancho, mas é possível amassar com as mãos também e o resultado final é o mesmo.

  1. Comece colocando a água morna, o açúcar e o fermento na tigela da batedeira. Misture rapidamente com uma colher.
  2. Em seguida, adicione o óleo e toda a farinha de trigo peneirada.
  3. Comece a bater em velocidade baixa e só então adicione o sal.
  4. Bata (ou sove) por 4-5 minutos, em velocidade baixa/média, até que forme uma massa lisa e uniforme.
  5. Se achar que está um pouco seca, adicione mais um pouquinho de água e se achar que está grudando muito, adicione um pouquinho de farinha de trigo. Assim você sempre consegue ajustar para a textura ideal, que deve grudar levemente na mão
  6. Divida em duas partes, forme duas bolas com a massa e coloque em uma assadeira grande, enfarinhada (para não grudar) e com bastante espaço entre uma e outra, pois vão crescer.
  7. Salpique um pouco de farinha sobre as bolas de massa e cubra com um plástico para não ressecar.
  8. Coloque em um lugar quentinho e deixe até que dobre de tamanho. Leva aproximadamente 1 hora, dependendo da temperatura ambiente.
  9. Após a fermentação, pré-aqueça o forno em 250 graus.
  10. Abra as massas em uma bancada enfarinhada, o mais redondo que conseguir e transfira para a forma de pizza. A minha forma não gruda, por isso eu não unto, mas se a sua não for antiaderente é importante untar.
  11. Caso queira rechear a borda com requeijão cremoso, basta deixar a massa um pouco maior que a forma, assim você aplica o requeijão com a bisnaga na circunferência da massa, passa um pouquinho de água com o dedo e fecha a borda encostando na parte úmida, para colar bem.
  12. Cubra com molho de tomate, queijo mussarela e o recheio de sua preferência. Vou dar algumas dicas abaixo.
  13. Lembrando que não precisa pré-assar a massa, já vai cru para o forno com o recheio, exceto em pizzas doces.
  14. Asse por 15 a 25 minutos, ou até que as bordas estejam douradas.
Dicas:
  • Essa massa pode ser feita na versão semi integral, basta substituir metade da farinha de trigo branca por farinha de trigo integral. Ultimamente tenho feito mais assim.
  • Se for acrescentar folhas frescas em algum sabor, como manjericão na marguerita ou rúcula, recomendo colocar logo após retirar a pizza do forno.
  • O sabor que eu mais faço aqui em casa é pepperoni. Coloco queijo mussarela ralado grosso, pepperoni fatiado, pimentão em tiras (cru), cebola roxa fatiada (cru) e azeitona preta (azapa). Também fica bom com tomate seco.
  • Também fica muito gostoso colocar um pouco de molho pesto misturado com o molho de tomate.
  • Na de calabresa coloco: queijo mussarela, calabresa fatiada fininho, cebola fatiada e azeitonas.
  • Na de margarita coloco: queijo mussarela, tomate em rodelas e depois que sai do forno adiciono o manjericão fresco e quando tenho, adiciono bolinhas de mussarela de búfala.
  • Se você quiser congelar a massa sem recheio, para fazer a pizza em outro dia, pode pré-assar por uns 10 minutos, depois de fria embalar bem e congelar.