Poke de salmão

Poke é um prato havaiano servido em tigelas individuais, com uma mistura muito legal de cores, nutrientes, sabores e texturas.

A base do poke é arroz e peixe cru, normalmente atum ou salmão frescos.

Vou ensinar a minha versão de poke que tem feito muito sucesso aqui em casa, mas se você quiser, pode alterar alguns ingredientes para adaptar ao seu paladar.

E se você é vegetariano ou vegano, pode transformar essa versão facilmente substituindo o peixe por tofu, cogumelos frescos refogados ou outro vegetal de sua preferência.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 porções
Validade: 1 dia

Ingredientes:

100 gramas de arroz branco ou outro de sua preferência

200 gramas de salmão sem pele

1/2 cebola roxa em fatias finas

1/2 manga

1/2 pepino japonês

1/2 abacate maduro

1 cenoura

1 limão

1 colher (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de vinagre de arroz

2 colheres (sopa) de shoyu

1 colher (chá) de gengibre ralado

Óleo de gergelim a gosto

Chips de batata doce

Cebolinha picada para decorar

Cebola em flocos a gosto

Sal a gosto

Pimenta calabresa a gosto

Amendoim ou castanha de caju a gosto

Gergelim preto a gosto

Gergelim branco a gosto

Modo de preparo do chips de batata doce:

O chips de batata doce é legal para dar uma crocância, mas você pode substituir por qualquer outro chips crocante, como de batata normal, mandioca, banana, beterraba e etc…

  1. Lave e seque a batata doce (não precisa descascar) e corte-a em fatias finas.
  2. Coloque as fatias em uma tigela e tempere a gosto. Eu tempero com um fio de azeite, uma pitada de sal, uma pitada de páprica defumada, uma pitada de pimenta do reino e uma pitada de alho em pó. Misture para pegar tempero em todas as fatias.
  3. Ajeite as fatias uma ao lado da outra em uma assadeira antiaderente ou untada e leve para assar em forno preaquecido a 200 graus, por mais ou menos 20 minutos, até ficarem bem douradas. Vire na metade do tempo e fique sempre de olho para que não queimem. Reserve para usar na montagem do poke.
Preparos antes da montagem:
  1. Cozinhe o arroz sem óleo e tempero, tipo gohan (arroz japonês).
  2. Corte o salmão em cubos e coloque em uma tigela. 
  3. Adicione o gengibre ralado, algumas fatias de cebola roxa, o shoyu, suco de meio limão, um fio de óleo de gergelim, uma pitada de pimenta calabresa, uma pitada de sal e misture. Reserve para usar na montagem do poke. Esses temperos também são a gosto.
  4. Corte o pepino e fatias finas, coloque em uma tigela e tempere com o açúcar, sal a gosto e vinagre de arroz. Reserve. 
  5. Corte a manga em cubos e reserve.
  6. Corte o abacate em fatias e esprema o suco de meio limão sobre ele para não escurecer.
  7. Faça 6 tiras de cenoura com o auxilio de um descascador de legumes, e deixe-as de molho em água fervente, enquanto prepara o restante, apenas para não quebrar na hora de enrolar. Se você não tiver um descascador de legumes, pode ralar a cenoura, neste caso não precisa deixar de molho em água fervente.
Montagem do poke:

Essa é apenas uma sugestão de montagem, você pode organizar o salmão e os vegetais como preferir. Só é interessante colocar o arroz sempre no fundo da tigela.

  1. Como essa receita rende 2 porções, comece colocando metade do arroz no fundo de uma tigela pequena.
  2. Salpique um pouco de cebola em flocos, gergelim branco e gergelim preto, tudo a gosto.
  3. Sobre o arroz coloque metade do salmão temperado, metade do pepino (regue com um pouquinho do caldinho que juntou), metade do abacate fatiado, metade da manga em cubos, um pouco de chips de batata doce, as fatias de cenoura em rolinhos e algumas fatias finas de cebola roxa.
  4. Finalize salpicando gergelim e amendoim, a gosto.
Dica:
  1. Você pode substituir a cebola em flocos e gergelim pelo furikake, que é um tempero japonês que normalmente tem gergelim, alga e pedacinhos de peixe desidratados. Já mostrei esse tempero na receita do onigiri.
  2. Também fica gostoso com molhos a base de shoyu, tipo molho tarê.