Chocolate, Doces, Pães

Donuts

Essa é uma receita de donuts que não tem segredos, a massa é muito fácil de fazer, fica super fofinha e aerada, parecida com os donuts comprados.

O mais legal é que a massa é uma base para você fazer como quiser, é possível saborizar, rechear e cobrir como preferir. A cenourinha foi apenas uma ideia para a páscoa, mas você pode fazer em qualquer época do ano.

Se você quiser aprender uma versão mais rápida de rosquinha, eu já ensinei aqui no blog a receita das rosquinhas de leite condensado que são deliciosas e super fáceis de fazer também.

Espero que vocês gostem e façam em casa!

Para a massa do donuts:

1 pacotinho de fermento biológico seco 10 g
1 xícara (chá) de leite morno
1/3 xícara de açúcar
3 gemas de ovo em temperatura ambiente
1/4 xícara (chá) de manteiga amolecida
3 e 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de extrato de baunilha (opcional)
1 colher (chá) de sal

Para a cobertura de chocolate:

200 gramas de chocolate branco

Corante de sua preferência (opcional)

Confeitos coloridos

Para as cenourinhas:

1/2 xícara (chá) de leite em pó

1/2 xícara (chá) de açúcar impalpável

Leite condensado até dar o ponto

Corante em gel laranjado e verde

Modo de preparo do donuts:
  1. Na batedeira, com o acessório de gancho, coloque o leite morno com 1 colher (sopa) do açúcar e o fermento. Misture com umas colher rapidamente e espere 10 minutos até criar bolhas.
  2. Adicione o restante do açúcar, a baunilha, as gemas e comece a bater para misturar.
  3. Adicione a manteiga, o sal e 1 xícara da farinha de trigo, batendo até que esteja tudo bem misturado.
  4. Adicione o restante da farinha de trigo, aos poucos, pode ser que use tudo ou não.
  5. Bata por uns 5 minutos, se tiver grudando muito no fundo da tigela, acrescente um pouco mais de farinha de trigo. A massa não pode ficar muito dura, mas também não pode ficar grudenta.
  6. Retire na tigela da batedeira e coloque sobre uma superfície levemente enfarinhada. Sove um pouquinho formando uma bola de massa.
  7. Coloque em uma tigela untada com óleo, cubra com um plástico e deixe crescer em algum local mais quente, até triplicar de tamanho, leva em media 1 hora. Eu coloco dentro do forno elétrico na função fermentação, mas você também pode por dentro do forno convencional, basta aquecer antes por um minuto e desligar e se o forno esfriar, repita o processo para mantê-lo sempre quentinho.
  8. Depois de crescida, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e com um rolo abra mais ou menos na espessura de um dedo de altura.
  9. Corte os donuts com um cortador específico, ou com um cortador redondo maior e um menor para fazer o buraco no centro. 
  10. Coloque-os em uma assadeira enfarinhada para não grudar, deixe um espaço de 2 dedos entre eles, cubra com um plástico e deixe crescer novamente por aproximadamente 30 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  11. Frite em óleo quente (fogo médio/alto) dos dois lados até dourar, escorra em papel toalha e espere esfriar para cobrir.
  12. Aproveite as sobras e frite também, depois passe no açúcar com canela, fica uma delicia! Elas só não vão ter o formato bonito do donuts, mas o gosto é o mesmo.
Preparo das cenouras:
  1. Peneire o leite em pó com o açúcar em uma tigela e adicione o leite condensado aos poucos, misturando com a mão até formar uma massinha uniforme e que não grude mais nos dedos.
  2. Separe uma porção pequena para tingir de verde, será o cabo da cenoura e o restante tinja de laranjado.
  3. Para tingir a massa é só adicionar algumas gotas de corante em gel e sovar até misturar bem. Se começar a grudar, enfarinhe a bancada com açúcar impalpável.
  4. Para fazer a cenoura, basta modelar um pedacinho da massa como se fosse um bastão, mais fininho em uma das pontas, depois é só pegar uma faca lisa, e delicadamente, fazer uns cortes leves para lembrar as ranhuras que a cenoura tem. Faça um buraquinho com um palito de dente da parte mais grossa da cenoura para encaixar o cabinho.
  5. E para fazer o cabinho e só pegar um pedacinho da massa verde e encaixar na cenoura. 
Preparo da cobertura:
  1. Derreta o chocolate branco em banho maria e adicione algumas gotinhas de corante. Eu uso em gel, apesar de não ser recomendado para chocolate, eu uso em pequena quantidade, então não chega a alterar a textura do chocolate.
  2. Banhe os donuts, decore com uma cenoura e granulado colorido.  

Comentários

comentários