Flamboesa

Doce de batata-doce

Antigamente a gente não tinha tantas opções de doces, então já ficávamos felizes com os docinhos mais simples, tipo as compotas de frutas, doce de abóbora, canudinho de doce de leite, maria mole… Que aliás, adoro também!

Mas com tantos doces diferentes que temos hoje em dia, às vezes bate uma saudade desses doces mais antigos, né?

E esse é um doce simples de receita fácil, mas mesmo sendo fácil, tive que testar algumas vezes aqui, porque no inicio tentei fazer com menos açúcar, mas infelizmente não formou as casquinha em volta, então tive que adicionar mais um pouquinho.

Para o meu paladar é um doce bem doce, apesar de adorar doces desse tipo, até pensei que por isso surgiu a famosa frase “O doce perguntou para o doce: Qual é o doce mais doce que o doce?”, hehehe!

Mas garanto que é um doce muito gostoso e a gente sente bastante o gostinho da batata.

Uma seguidora me deu a dica de colocar o mesmo tanto de batata para o mesmo tanto de açúcar e foi assim que tentei inicialmente, porém não formou a casquinha, então na segunda tentativa adicionei um pouquinho mais de açúcar.

Também tentei deixar a primeira receita no sol, para formar a casquinha, mas também não formou, rsrs! Já no segundo teste, como eu coloquei mais acúcar formou a casquinha assim que secou.

E como eu tinha batata doce roxa, laranjada e amarela aqui em casa, resolvi fazer colorido, ou seja, fiz 3 vezes a mesma receita, fora os testes! Pensa em uma pessoa curiosa e paciente!

Vale lembrar que cada batata tem uma quantidade de água, a roxa e amarela, por exemplo, estavam mais sequinhas, já a laranjada tinha bastante água, aí demorou um pouquinho mais para chegar no ponto.

Espero que testem por aí e não se esqueçam de me contar se gostaram!

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 30 unidades 
Validade: 30 dias
Ingredientes:

Medida da xícara: 240 ml

2 xícaras de batata-doce cozida e amassada
2 e 1/3 xícara de açúcar (usei refinado)

Preparo:
  1. Forre uma assadeira com um plástico ou papel antiaderente e reserve.
  2. Para cozinhar a batata-doce, basta colocá-la inteira (e com casca) na panela, cobrir com água fervente e cozinhar até ficar bem mole.
  3. Eu gosto de fazer o purê no processador, mas você pode fazer com um amassador de batata ou com um garfo.
  4. Para a medida de 2 xícaras de purê, usei 2 batatas-doces médias.
  5. Em uma panela, coloque o purê de batata doce e o açúcar.
  6. Cozinhe em fogo medio e quando começar a ferver em fogo baixo, sempre mexendo. É um doce que não gruda no fundo da panela e não queima com tanta facilidade, mas é bom sempre ficar de olho.
  7. Demora um pouco para chegar no ponto, por isso, a partir dos 30 minutos, você pode deixar um potinho com água e gelo do lado para ir testando, basta colocar um pequena porção do doce e quando você tocar deverá estar com textura de bala mole. Faça esse teste até achar que está com essa textura.
  8. Pode levar de 30 a 40 minutos para chegar no ponto, dependendo da quantidade de água da batata.
  9. Você também vai notar que a borda da panela vai ficar com uma crosta e o doce vai desgrudar do fundo.
  10. Com cuidado, transfira a panela quente para uma bancada devidamente protegida, para não queimar e molde os doces usando duas colheres de sobremesa, passando de uma colher para a outra para formar como se fossem “quenelles”. Não precisam ficar perfeitos, o legal desse doce é ser mais rústico mesmo.
  11. Coloque sobre a assadeira forrada, espere esfriar e secar.
  12. Não demore muito para moldar os doces, pois quando vai esfriando, já começa endurecer um pouco.

Dica:

  1. Se você gostar, pode adicionar um pau de canela e uns cravos para saborizar, depois é só tirar no final.