Sorvete de caramelo salgado

A busca por um sorvete caseiro fez parte da minha infância e de muitas crianças do Brasil, quando a única esperança que a gente tinha era a sorveteira da Eliana, hahaha! Aliás, na época eu não tive paciência para esperar meus pais encontrarem a dita cuja e um dia acabei pedindo por impulso uma “sorveteira” qualquer do mercado, que ao invés de sorvete fazia uma raspadinha muito sem-vergonha. Bem coisa de criança ansiosa!

Eis que há pouco tempo fui totalmente influenciada pelo meu amigo Julio Dessoy e comprei a famigerada tigela de sorvete da Kitchenaid. Quem sabe agora as nossas frustrações com a sorveteira da Eliana fiquem apenas no passado, hehehe!

Já fiz sorvete algumas vezes, mas como nunca tive a sorveteira, usava emulsificante para que ficassem cremosos, sem precisar bater várias vezes. Aqui no blog já postei um bem gostoso de amora e mirtilo.

Enfim, eu não poderia estrear minha sorveteira com outro sabor de sorvete que não fosse o meu preferido: caramelo salgado.

Essa receita foi inspirada no “sorvete crocante de biscoito e caramelo” do blog Love & Olive Oil.

Tempo de preparo: 24 horas
Rendimento:  10 porções
Validade: 3 meses

Ingredientes:

400 g de açúcar
600 g de nata (ou creme de leite fresco)
60 g de manteiga
1 colher (chá) de flor de sal
350 ml de leite integral
5 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
30 g de creme de leite

Preparo:

Lembrando que se você for usar a sorveteira da Kitchenaid, a tigela deve ficar no freezer por, no mínimo, 15 horas. Caso use outra sorveteira, consulte as instruções da marca.

  1. Coloque metade da nata em uma panela pequena (300 g) e reserve a outra metade na geladeira.
  2. Aqueça em fogo baixo enquanto prepara o caramelo.
  3. Coloque o açúcar em uma panela grande (usei uma de 24 cm) e derreta em fogo medio (mexendo quando necessário) até atingir uma cor de caramelo puxando para um âmbar, cuidando para não queimar.
  4. Desligue o fogo, adicione a nata aquecida (com cuidado pois vai borbulhar e levantar vapor) e mexa até que tudo se misture. Se não misturar bem, volte ao fogo por mais alguns minutos.
  5. Adicione a manteiga, a flor de sal e misture bem.
  6. Reserve 1 xícara do caramelo e acrescente as 30 g de creme de leite, para não ficar muito duro. Esse caramelo será usado posteriormente na montagem do sorvete ou como calda extra.
  7. Adicione o leite ao caramelo que ficou na panela e leve ao fogo, mexendo até começar a levantar fervura (mas não deixe ferver).
  8. Enquanto isso, coloque as gemas e a baunilha em uma tigela e bata até misturar bem.
  9. Tempere as gemas para que não cozinhem adicionando lentamente um pouco da mistura quente e misturando com um fouet. Usei uma concha pequena para medir.
  10. Repita esse processo até adicionar cerca de metade da mistura quente.
  11. Volte para a panela e cozinhe em fogo medio, até engrossar um pouco e atingir o ponto napê. Nesse ponto, quando você mergulha uma colher no creme e passa o dedo nas costas dela o creme não vai escorrer e ultrapassar a linha. Novamente não deve ferver.
  12. Transfira o creme para uma tigela passando por uma peneira, adicione a nata reservada (que deve estar bem gelada para ajudar a interromper o cozimento do creme) e misture. Recomendo que a nata fique no freezer uns 20 minutos antes, assim ficará bem gelada.
  13. Cubra a tigela e leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas ou a noite toda, como eu fiz.
  14. Para bater o sorvete na kitchenaid, instale o adaptador, encaixe a tigela e batedor e ligue na velocidade 1.
  15. Adicione o sorvete com a batedeira ligada e bata até atingir a textura desejada. A Kitchenaid recomenda bater de 15 a 30 minutos, mas depende da textura que você desejar. Eu acabei batendo o meu sorvete menos do que devia e isso resultou em mais tempo de freezer.
  16. Transfira o sorvete imediatamente para um recipiente intercalando com fios do caramelo reservado. Não use o todo o caramelo pois o sorvete vai ficar muito doce.
  17. Leve ao freezer até endurecer. Aqui eu precisei deixar uma noite inteira.
  18. Servi nessas casquinhas com as bordas banhadas no chocolate e decorada com confeitos coloridos.
Dica:
  • Você também pode adicionar pedacinhos de chocolate ou nozes à massa do sorvete.