Pudim na panela de pressão

Seria um sonho ter um pudim gostoso, feito em 8 minutos, na panela de pressão e sem furinhos?

Pois digo que não é sonho e não é papo de coaching! É possível e é real, hahaha!

Por mais que pudim não seja meu doce preferido, por causa do gosto de ovo, sempre digo que se for o da Lela do @jantinhadehoje sempre vale a pena, hahaha! Eu adoro a receita dela porque não precisa nem bater no liquidificador, basta misturar tudo com um fouet! A receita completa do pudim da Lela vocês podem conferir no site dela e no perfil do Instagram tem um destaque com nome “pudim” onde ela ensinou em video.

Esses dias coloquei na cabeça que queria testar o tal do pudim na panela de pressão, inclusive a querida Natália do @cooknenjoy já fez a versão dela que fica maravilhosa, quem quiser ver o vídeo é só clicar AQUI. Vou confessar para vocês que não botava fé, mas no fim, me surpreendi com o resultado!

Pelas fotos vocês podem ver que o meu não ficou dos mais bonitos, muito menos com a mesma aparência do cozido no forno, mas garanto a vocês que ficou muito gostoso e “quase” não tem diferença no sabor.

A maioria das pessoas cozinham por 10 minutos, mas fiz uns testes aqui e gostei mais da textura cozinhando por 8 minutos. Acredito que em até menos tempo ficaria bom, vou testar ainda!

Sobre a forma de pudim, recomendo uma pequena, de 16 a 19 cm, especialmente porque a panela de pressão não comportaria maior. Aqui foi no limite, porque minha panela de pressão tem 22 cm de diâmetro e a minha forma tem 19 cm de diâmetro na borda, 15 cm na base e 8 cm de altura.

Lembrando que é possível fazer na panela de pressão elétrica também, só seguir os mesmos passos.

Se quiser ver um video rápido que fiz mostrando esse passo a passo, é só clicar AQUI.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 8 porções
Validade: 4 dias (na geladeira)

Para o caramelo:

200 g de açúcar refinado

Para o pudim:

1 lata de leite condensado
2 ovos inteiros
4 gemas
500 ml de leite
1 colher (sopa) de pasta ou extrato de baunilha (opcional)

Preparo do caramelo:
  1. Derreta o açúcar em fogo médio até caramelizar. Eu faço o caramelo só com açúcar mesmo, mas se você gosta com água, pode conferir na receita da Lela clicando AQUI.
  2. Espalhe na forma, tentando cobrir o máximo do centro e laterais. Lembre-se de pegar a forma com um pano porque fica muito quente.
Preparo do pudim:
  1. Em uma tigela, adicione os 2 ovos inteiros e as 4 gemas, o leite condensado, a baunilha e misture com um fouet.
  2. Adicione o leite e misture até incorporar bem.
  3. Como minha panela é quase do tamanho da forma, tive que colocar a forma vazia dentro da panela primeiro, depois despejei o pudim usando uma peneira, com cuidado, para não fazer bagunça.
  4. Cubra bem com papel alumínio, para não entrar água no pudim.
  5. Coloque 2 dedos de água fervente e 1 colher (chá) de vinagre (ou limão) para não oxidar a panela e a forma (caso sejam de alumínio).
  6. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto, até pegar pressão. A partir disso, abaixe o fogo e conte 8 minutos.
  7. Após esse tempo, desligue o fogo e aguarde até que a pressão da panela saia sozinha.
  8. Abra a panela, espere esfriar o suficiente para que você consiga retirar a forma sem se queimar.
  9. Leve ainda morno para a geladeira e deixe gelar por umas 3 ou 4 horas.
  10. Passe a ponta de uma faca, delicadamente, nas laterais para soltar, gire a forma para ter certeza que soltou e desenforme.
  11. Se quiser aproveitar a calda que fica no fundo da forma, basta colocá-la direto na boca do fogão, em fogo baixo, que derrete de novo.