Brigadeiro, Chocolate, Doces, Vídeos

Árvore de natal recheada

O natal (e a páscoa) é uma época do ano que me inspira bastante, acredito que muitas pessoas também, principalmente porque traz boas lembranças. Gosto muito das receitas dessa época, tem o melhor sabor!

Essa é uma receita muito especial de natal que eu fiz com a ajuda da minha amiga querida Melina Souza do blog Serendipity, aliás gente, ela faz as fotos mais lindas da internet, eu amo o feed dela.

É uma árvore de natal feita com uma casquinha de sorvete, aquelas que você encontra em supermercados ou lojas de doces. Nós recheamos com brigadeiro tradicional, mas você pode rechear com o sabor de brigadeiro que mais gostar. Só lembrando sempre de finalizar a receita do brigadeiro com 4 colheres (sopa) de creme de leite para garantir a textura de recheio, pois se ficar muito duro é mais difícil espalhar dentro da casquinha.

No video nós passamos chocolate apenas na parte de fora da casquinha, porque comemos tudo no mesmo dia, mas se você vai presentear alguém e quer que dure mais tempo, recomendo passar o chocolate no interior da casquinha também, assim a umidade do brigadeiro não vai amolecer a casquinha com o passar dos dias. Elas duram pelo menos uma semana fora de geladeira.

arvore de natal recheada

Para o recheio de brigadeiro:

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau
1 colher (chá) de manteiga
1 pitada de sal (opcional)
4 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha (para finalizar)

Para a cobertura:

6 casquinhas de sorvete
200 gramas de chocolate branco fracionado
Corante em gel na cor verde
Confeitos de sua preferência

Preparo do brigadeiro:
  1. Coloque todos ingredientes na panela, exceto o creme de leite e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até desprender do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar).
  2. Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.
  3. Coloque em uma tigela e cubra com plástico filme para não criar crosta.
  4. Espere esfriar para usar no recheio.
Montagem:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas em potência alta de 30 em 30 segundos, misturando em cada intervalo, cuidando para não queimar.
  2. Misture algumas gotinhas de corante verde e com a ajuda de um pincel passe o chocolate em toda a superfície da casquinha. Reserve o que sobrar para depois fechar a casquinha.
  3. Coloque as casquinhas em uma bandeja forrada com papel manteiga, com a boca virada para baixo, e decore com os confeitos enquanto o chocolate ainda está mole.

arvore de natal recheada

  1. Se estiver calor leve à geladeira por alguns minutinhos para endurecer.
  2. Enquanto isso, coloque o brigadeiro em um saco de confeitar.
  3. Quando o chocolate já estiver duro, recheie as casquinhas e finalize com o chocolate que sobrou, fechando a base da árvore.
  4. Coloque novamente sobre o papel manteiga, com a base para baixo e espere endurecer.

arvore de natal recheada

arvore de natal recheada

arvore de natal recheada

 

Comentários

comentários