Bolos, Chocolate, Doces

Bolo de cenoura com pudim de chocolate

Já vi muito esse bolo na internet e nunca me passou pela cabeça fazer, mas sempre tive curiosidade em saber como o pudim fica separado do bolo. Tem gente que coloca o bolo em baixo e o pudim em cima, e tem gente que coloca o pudim em baixo e o bolo em cima, tanto faz.

O fato é que o pudim antes de assar é bem mais liquido que a massa do bolo, então não importa a ordem, ele sempre vai ficar em baixo. Mas aí vem aquela dúvida cruel: será mesmo que o pudim não vai se misturar ao bolo e ficar todo mesclado? Pois quando eu coloquei a massa do bolo em cima do pudim aparentemente misturou tudo. Mas não se preocupe, eles dão um jeito de se separar, parece mágica!

Nessa receita eu usei metade da receita do bolo de cenoura que já postei aqui no blog e um pudim básico de leite condensado, mas com cacau em pó, que nada mais é que um pudim brigadeirão. Se você não tiver cacau em pó também pode usar chocolate em pó com 50% de cacau.

Gostei muito da combinação do bolo com o pudim e o mais legal é que o bolo de cenoura fica molhadinho no segundo dia, porque absorve um pouco da umidade do pudim. Ainda vou testar outros sabores seguindo essa mesma ideia de bolo com pudim.

bolo cenoura pudim chocolate

Para o caramelo do pudim:

1 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água

Ingredientes do pudim:

1 lata de leite condensado
1 medida de leite (use a lata do leite condensado para medir)
3 ovos
3 colheres (sopa) de cacau em pó

Ingredientes do bolo de cenoura:

1 cenoura grande
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol, milho ou soja
2 ovos
3/4 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó

Preparo do caramelo:

1. Comece pelo caramelo, para isso derreta o açúcar em uma panela em fogo baixo/médio até atingir cor de caramelo médio (âmbar), então adicione a água com cuidado porque levanta um vapor bem quente, e deixe ferver até dissolver todas as pelotinhas de açúcar.

2. Espalhe em uma forma de bolo com furo no meio, no fundo e nas laterais o máximo que conseguir. Se ficar parte da lateral sem calda não se preocupe.

Preparo do pudim:

1. Coloque todos os ingredientes no liquidificar e bata por mais ou menos 1 minuto, até tudo se misturar.

2. Coloque na forma caramelizada.

Dica: Se você não gosta do pudim com furinhos, como eu, coloque na forma com o auxilio de uma peneira, ela vai eliminar as bolhinhas de ar.
Preparo do bolo:

1. Descasque a cenoura, corte em rodelas e coloque no liquidificador, acrescente os ovos, o óleo e bata bem até que forme um creme sem pelotinhas.

2. Adicione o açúcar e bata mais um pouco para misturar.

3. Peneire a farinha de trigo e a pitada de sal em um tigela e acrescente à mistura de cenoura. Mexa bem até que tudo se misture.

4. Adicione o fermento em pó e misture.

5. Coloque a massa sobre o pudim de chocolate e leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus em banho-maria com água fervente, por aproximadamente 50 minutos. Faça o teste do palito para garantir.

6. Espere o bolo ficar morno, então passe uma faca na lateral para ajudar a soltar bem e desenforme.

Dica: Eu acabei esquecendo, mas fica bem legal polvilhar granulado em cima do pudim parar lembrar mais o brigadeirão.

bolo cenoura pudim chocolate

bolo cenoura pudim chocolate

Comentários

comentários