Biscoito, Doces

Bolacha de natal decorada

Eu amo bolachas de natal, principalmente pelo cheirinho e gostinho das especiarias que lembram muito essa época do ano, mas isso não quer dizer que não podemos fazer o ano inteiro, porque é tão bom, né?

Já havia postado esta receita no blog (clique aqui para ver), mas desta vez caprichei um pouco mais na decoração, ou pelo menos tentei, pois continuo não sendo especialista em bolachas decoradas, ou seja, se eu consegui todos vocês vão conseguir também, só precisa ter um pouquinho de paciência.

gingerbread

Ingredientes da massa:gingerbread

150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de melado de cana
1 ovo
3 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de canela em pó
1 colher colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Glacê para cobertura:

2 claras de ovo
3 xícaras (chá) de açúcar impalpável
Suco de 1 limão
Algumas gotinhas de baunilha (opcional)
Corante em gel (na cor que preferir)

Modo de preparo da massa:
  1. Peneire a farinha de trigo, com os condimentos, sal e bicarbonato. Reserve.
  2. Na batedeira com o batedor de pá, ou na mão com um fouet bata a manteiga com o açúcar por mais ou menos 1 minuto até misturar bem e ficar mais claro.
  3. Adicione o melado e o ovo e bata mais um pouco até tudo se misturar bem, raspe as bordas da tigela para que não fique nenhuma parte sem misturar.
  4. Acrescente a mistura peneirada e bata só até misturar.
  5. Retire a massa da tigela e embale em um plástico. Leve à geladeira por pelo menos 15 minutos para descansar.
  6. Enfarinhe bem sua bancada e abra a massa com aproximadamente meio centímetro de espessura. Enfarinhe o rolo também para não grudar na massa.
  7. Corte os biscoitos e retire-os com o auxilio de uma espátula fina, eu uso uma espátula pequena de espalhar recheio em bolo. Isso ajuda para que as bolachas não saiam tortas.
  8. Junte os recortes que sobraram de massa e abra de novo, se precisar umedeça a mão com água para ajudar que grudem bem.
  9. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga (não precisa untar) e leve para assar em forno pré aquecido à 180-200 graus por 12 a 15 minutos, isso vai depender do seu forno, fique de olho quando começarem a dourar nas bordas e a base ficar bem tostadinha.
Preparo do glacê:
  1. Bata as claras até começar a espumar (antes de chegar em ponto de neve).
  2. Adicione 2 e 1/2 xícaras do açúcar impalpável e bata até misturar.
  3. Adicione o suco de limão,  a essência e bata por aproximadamente 2 minutos.glacê real
  4. Neste momento você vai verificar se o seu glacê está muito liquido, e vai acrescentar o restante do açúcar. Não pode ficar duro igual merengue suíço porque não vai espalhar bem no biscoito, e também não pode ficar muito liquido porque vai escorrer. O legal é que você sempre consegue consertar, se ficar muito mole acrescenta mais açúcar e se ficar mais durinho acrescenta algumas gotinhas de limão a mais. 
  5. Mantenha sempre a tigela coberta com um pano úmido, pois o glacê resseca bem rápido.
Decoração:
  1. Para colorir o glacê divida-o em potinhos e coloque corante até chegar no tom desejado, lembrando que você deve deixar mais glacê para as cores que mais vai usar, como o branco que usa bastante. No caso do preto, separe uma quantidade mínima de glacê para tingir, porque usa bem pouco apenas em alguns detalhes, como olhos e boca.
  2. Eu coloco o glacê em um saco de confeitar pequeno com bico perlê bem fininho (recomendo o numero 2 ou 3), mas se você não tiver o bico em casa apenas faça um corte bem pequeno no saco, cuidando para não vazar. As cores que levam menos glacê eu coloco em saquinhos menores.gingerbread
  3. Depois é só aplicar o glacê em todo o biscoito e com a ajuda de um palito de dente espalhar e cobrir os buraquinhos que ficaram.gingerbread
  4. gingerbreadEu também decorei com confeitos coloridos e glítter comestível.
  5. Espere o glacê secar por umas 3 horas para guardar os biscoitos.
Dicas:
  1. Se você não tiver saco de confeitar, use outro saquinho que você tiver em casa, mas que seja mais firme (não pode ser aqueles de verdura porque são muito moles).
  2. Para fazer a cor de pele (que usei no papai noel), é só misturar uma gotinha de corante laranjado no glacê branco.
  3. O tom vermelho requer um pouco mais de corante para ficar com a cor mais forte, eu usei o vermelho natal da marca mix.
  4. Para fazer detalhes, como olhos e boca, espere até que o glacê de baixo seque um pouco, principalmente se você for fazer algum detalhe em relevo.
  5. Para detalhes em relevo o glacê precisa estar bem firme, caso contrário ele se espalha no biscoito.
  6. Se você for colocar algum confeito, aproveite enquanto o glacê ainda está mole.

gingerbread

gingerbread

gingerbread

gingerbread

gingerbread

gingerbread

Comentários

comentários